Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Regiões Brasileiras



O território brasileiro está dividido em estados, além de estar regionalizado, ou seja, dividido em regiões. O Brasil está dividido em cinco regiões, essa configuração foi proposta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo.

Atualmente o Brasil está dividido regionalmente da seguinte forma:


 

Região norte: região de maior extensão territorial, com uma área de 3 853 327 quilômetros quadrados, abriga os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, possui a menor densidade demográfica do país.


Região centro-oeste: região que possui a segunda maior extensão em território entre todas as regiões, com uma área de 1 606 371 quilômetros quadrados, abriga os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região centro-oeste é menos populosa, essa parte do país atravessa um período de intenso desenvolvimento, especialmente das atividades da agropecuária e agroindústria.



Região nordeste: em número de habitantes é superada somente pela região sudeste, possui uma população de 53.591.197 habitantes que se encontra em uma área de 1 554 257 quilômetros quadrados. Essa região abriga os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Um dos principais problemas que atormenta essa região está ligado ao clima que predomina nessa porção do território brasileiro, pois todos os anos a população enfrenta a seca proveniente do semi-árido.



Região sudeste: região que abrange uma área de 924 511,3 quilômetros quadrados, abriga a maior população do país com 80.915.332 habitantes. Nessa região estão estabelecidos os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A região em questão é mais industrializada e mais desenvolvida economicamente, no entanto, sofre com diversos problemas urbanos de ordem social.
Região sul: menor região do país quanto à extensão territorial, ocupa uma área de 576 mil quilômetros quadrados, onde está distribuída uma população de 27.719.118 habitantes. A Região Sul é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui uma particularidade climática em relação às demais regiões, pelo fato de prevalecer o clima subtropical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário